Eixos Temáticos
Os eixos que "suleiam" os Espaços de Diálogos e Práticas (EDP's) no Encontro Estadual de Geografia são formas de referenciar os encontristas para a apresentação de trabalhos, conforme a intenção de diálogo que se quer estabelecer na sua sala.
Portanto, a intenção de se dar nomes aos nove eixos expostos a seguir é de contribuir para que os encontristas busquem no EEG um espaço de reflexão sobre os temas de suas práticas e pesquisas, escolhendo com quem quer dialogar e para quem ele vai expor o assunto de seu trabalho, buscando, também, a socialização e a contribuição dos e aos demais geógrafos.
Como exemplos, o eixo "Geografia e Educação" propõe temas pontuais que dialogam entre si buscando criar envolvimento e transversalidade entre os encontristas que trabalham com educação, desde aqueles que debatem técnicas de aprendizagem aos que se utilizam destas, mas buscam este espaço para debater, também, políticas públicas, por exemplo. O eixo "Pensamentos Geográficos" se propõe à discussão de temas relativos às correntes metodológicas, categorias e conceitos operacionais da Geografia. Além disso, o eixo abre espaço para trabalhos que discutam a perspectiva espaço-temporal da Geografia, e também que enfoquem as diferentes formas de saber geográfico, como os saberes tradicionais, que conformam diferentes "geo-grafias". O eixo "Geografia e Espaço Agrário" visa fazer o debate das transformações territoriais no campo a partir de diversas correntes de pensamento e das ações políticas em que estão inseridas. O eixo sobre "Geografia e Espaço Urbano" busca fazer a reflexão de quem constrói e quem pensa a cidade, as ações dos agentes gestores e aqueles que contestam e lutam pelo direito à cidade. O eixo de "Geografia e Cultura" visa agregar abordagens geográficas sobre fenômenos culturais produzidos no seio da relação entre a sociedade e o espaço, bem como discutir seus métodos de análise. O eixo "Geografia e Política" busca fazer o debate em torno do questionamento sobre o que é Política, ou seja, restringir a política aos gestores do Estado ou às organizações populares que gerem seus espaços e lutam por eles? Isso tudo embasado, evidentemente, pelos conceitos de poder e território, entre outros. Através desta breve introdução, desejamos a todos e todas as encontristas que aproveitem estes Espaços de Diálogos e Práticas em momentos genuínos de debates, socialização e aprendizagem, buscando sempre transversalizar os diversos temas e pautas da Geografia com o propósito de gerar debates e ações para uma grafia da terra mais inquietante e autônoma.
TABELA DE EIXOS TEMÁTICOS |
|
Eixo 1 - Geografia e Educação
|
Eixo 2 - Pensamentos Geográficos
|
Eixo 3 - Geografia e Espaço Agrário
|
Eixo 4 - Geografia e Espaço Urbano
Análise do cotidiano citadino.
|
Eixo 5 – Geografia e Questão Ambiental
|
Eixo 6 – Dinâmicas e Processos Naturais
Áreas de risco.
|
Eixo 7 - Geografia e Cultura
|
Eixo 8 – Geografia e Política
Geopolítica e relações internacionais.
|
Eixo 9 - Cartografia e Geotecnologias
|
|