Nota de Pesar - Robson Olivino Paim

19/04/2021 00:00

A Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre (AGB-PoA) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do professor Robson Olivino Paim, docente e atual coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia da UFFS - Campus Erechim.

Apesar da considerável produção acadêmica e da imensa contribuição na formação de professores e professoras de Geografia, Robson era um jovem geógrafo que atuava nas causas relacionadas à defesa da educação pública, a uma formação profissional e universitária de qualidade para os licenciandos e licenciandas em Geografia, e a um mundo onde a Educação não fosse privilégio de poucos, e sim um instrumento de libertação.

Robson atuava nas áreas de ensino de Geografia, formação de professores, gestão da Educação e processos pedagógico-curriculares relativos à Geografia. Foi coordenador do PIBID e integrante do Prodocência na UFFS. Participou da organização e contribuiu ativamente das Jornadas Pedagógicas da AGB-PoA, realizadas em 2013, e do Encontro Estadual de Geografia, em 2018, ambos realizados em Erechim.

Ele deixa um legado não apenas acadêmico, profissional e de intensa dedicação à universidade e às lutas pela educação, mas em especial aos/às seus/suas colegas e principalmente seus alunos e suas alunas, a quem a prematura partida certamente deixa marcas profundas.

A AGB - Porto Alegre deseja muita força aos familiares e amigos/as, e novamente lamenta a perda de um colega com tantas contribuições. Apesar de nossa consternação, indignação e incredulidade pelas circunstâncias ainda não esclarecidas da morte de Robson, como geógrafos e geógrafas nos toca lembrar que a violência é um fenômeno social, político, econômico e geográfico, agravado na atual conjuntura pela política genocida do Estado brasileiro. Nesse sentido, a AGB-PoA se coloca ao lado daqueles e daquelas que, como Robson, lutam por uma justiça social que vá além do viés estritamente jurídico, sem abrir mão da necessária resposta que o sistema judicial deve dar a seus familiares.

Robson Paim, presente!

 

Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre

Porto Alegre, 19 de abril de 2021.

—————

Voltar