Carta aberta à comunidade geográfica do Rio Grande do Sul e Campanha de associação 2018 - AGB Porto Alegre

01/08/2018 18:07

A Associação de Geógrafos Brasileiros, AGB Seção Local de Porto Alegre, existe desde 1973, durante seus 45 anos de existência, participou e foi protagonista da crescente mobilização geográfica no estado do Rio Grande do Sul.

Nos últimos anos, entretanto, acompanhando a crise que afeta toda sociedade, os movimentos sociais e a sociedade organizada, também atingiu a AGB PA. A entidade vem resistindo através do engajamento de um grupo de associados e associadas que vêm tentando resgatar a importante atuação política, social e acadêmica e manter a  entidade de portas abertas.

Em 2017, ocorreram diversos contratempos, após um período de vacância uma nova gestão assumiu a entidade, porém, as mobilizações ainda são poucas e existe uma baixa adesão de associados e associadas contribuindo, seja no âmbito político, social  ou financeiro, para a permanência da entidade. A autocrítica foi e continua sendo necessária e urgente. Contudo, a AGB Porto Alegre tem seguido com seus poucos braços e pernas, tentando reorganizar e qualificar sua atuação no estado do Rio Grande do Sul, seja como parceira de outras organizações, seja como organizadora do histórico Encontro Estadual de Geografia, que terá sua 35ª edição neste ano de 2018, em Erechim.

Informamos também que a mudança para uma nova sede da entidade se faz necessária em função da atual situação crítica financeira a qual enfrentamos. No mês de agosto já estaremos funcionando em outro endereço, no espaço cultural Motirõ, na rua Duque de Caxias, 163, centro de Porto Alegre. O motivo para a escolha do lugar envolveu, além da questão financeira, a renovação para um ambiente que tivesse circulação de diferentes pessoas, além de ser um lugar bem localizado na capital. Serão realizados mutirões para a mudança de sede, nos sábados do dia 21 e do dia 28 a partir das 14 horas, na atual sede na Rua Uruguai, nº 35, sala 426.

Chamamos todos geógrafos e todas geógrafas do Rio Grande do Sul, seja bacharel ou licenciado, para se associarem ou contribuir espontaneamente com a entidade (lembrando que a associação pode ser feita em qualquer momento do ano), comparecer nas assembléias, se articular politicamente, para que possamos atuar conjuntamente com as demais AGBs do país e para que possamos fazer da AGB, novamente, um espaço de congregação da Geografia, de atuação política, do fazer, do saber e do agir nesta sociedade tão distópica.

Não vamos nos entregar! A AGB é pra construir e lutar!

Coletivo 2017/2018.

As informações para se associar à AGB PA estão nesse link:

—————