ADIAMENTO DO XX ENG (SP, 13-17 JUL 2020)

12/04/2020 20:40

A AGB - Seção Porto Alegre reproduz abaixo o comunicado da Diretoria Executiva Nacional (DEN) da AGB em relação ao adiamento do XX Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), previsto, até então, para ocorrer na cidade de São Paulo entre 13 e 17 de Julho de 2020. 

O XX ENG foi adiado para julho de 2021.

--
Prezadas(os) encontristas e comunidade geográfica,
 
Como é do conhecimento de todas(os), estamos vivendo no contexto político e epidemiológico bastante grave, causado sobretudo pela difusão no Brasil da pandemia do Coronavírus (Codiv-19).
Desde o início da pandemia, estamos acompanhando as recomendações das autoridades responsáveis, analisando os cenários possíveis para os próximos meses, seus impactos na conjuntura nacional, e avaliando o quanto a realização do XX Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos – XX ENG, previsto para o período de 13 a 17 de julho de 2020, na cidade de São Paulo pode afetar as(os) encontristas e a saúde pública.
Neste contexto, a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) avalia que o mais responsável é adiar o XX Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos – XX ENG para julho de 2021. Para além de todos os cuidados mais gerais que devemos tomar nas próximas semanas/meses, há outros elementos centrais que levamos em consideração para tomar essa decisão:
 
1. A avanço da Covid-19 no Brasil e a situação de São Paulo: desde o início da pandemia, as autoridades responsáveis vem nos informando sobre a nessidade de observar a curva de contágio para a tomada de qualquer decisão. Infelizmente, como é de conhecimento público, estamos enfrentando uma crescente na disseminação de Covid-19 no Brasil, em especial na cidade de São Paulo, que concentra a maior quantidade de casos no território brasileiro. Essa situação se agrava ainda mais ao observarmos que o bairro onde a USP está localizada é um dos epicentros da disseminação da doença na cidade de São Paulo.
2. A incerteza do cenário da saúde pública para os próximos meses: como é da natureza das epidemias deste tipo, não é possível traçarmos no momento qualquer cenário mais sólido sobre o período/data de volta à normalidade. E estamos obviamente preocupados em resguardar a saúde de toda a nossa comunidade, tendo em vista os maiores riscos que a realização do evento em julho/2020 poderia trazer para os encontristas e suas cidades de origem, ao retornarem de um encontro realizado no epicentro da disseminação da Covid-19.
3. Isolamento social e as questões de infraestrutura: o avanço da pandemia em território nacional tem acarretado na acertada adoção de políticas de isolamento social. Infelizmente, esse isolamento tem deixado as diretorias das Seções Locais, em especial da Seção Local São Paulo (responsável pela infraestrutura), impedidas de realizar várias das tarefas de organização do XX ENG. Além disso, com a prorrogação da suspensão das aulas na rede pública estadual e municipal, assim como na própria Universidade de São Paulo (USP), local no qual será realizado a maior parte das atividades do XX ENG, perdemos as garantias de usarmos as instalações das escolas públicas para o alojamento dos encontristas, e as salas de aula já reservadas na USP, para a realização de diversas atividades do ENG (EDPs, ESCs, Grupos de Trabalho, Minicursos, etc.).
 
É levando em consideração esses apontamentos que a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) decidiu pelo adiamento do XX Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos – XX ENG, para julho de 2021.
Salientamos, aos encontristas que já realizaram o pagamento da inscrição, que como é um adiamento e não um cancelamento, a mesma se mantém válida na realização do encontro em 2021. Além disso, aquelas(es) que desejarem o cancelamento de sua inscrição e reembolso da mesma, devem  entrar em contato com a ouvidoria através do site oficial do encontro (https://eng2020.agb.org.br/), na aba “contato”.
Recomendamos ainda que continuem acompanhando nossos canais de comunicação para se interarem sobre novas informações a respeito do XX Encontro Nacional de Geógrafas/os.
 
Saudações AGBeanas,

 

Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)

—————

Voltar