A AGB REALIZA A 123ª RGC NA CIDADE DE SÃO LUIS (MA), NO PERÍODO DE 3 A 7 DE SETEMBRO DE 2015

05/09/2015 19:56

 

Mas o que é uma RGC? 

Para entender, é preciso conhecer um pouco o que é a AGB e como funciona.



A Associação dos Geógrafos Brasileiros - AGB constituiu-se enquanto fórum de construção de Geografias e tem uma história plural e coletiva. Fundada em 17 de setembro de 1934, a ata de fundação foi assinada por Pierre Deffontaines, Luiz Flores de Moraes Rego, Rubens Borba de Moraes e Caio Prado Jr.

O seu quadro de associados pode congregar profissionais (bacharéis e licenciados) e estudantes, além de outras pessoas ou entidades cujas finalidades identifiquem-se com os objetivos da associação.

Atualmente a AGB é composta por 42 Seções Locais distribuídas em todas as regiões do Brasil. As Seções Locais atuam articuladas com a AGB Nacional principalmente através da Articulação Nacional dos GTs (Agrária, Ambiental, Assuntos Profissionais, Educação, Indígena, Meio Ambiente e Urbana). Através dessas articulações, são debatidas pautas locais e nacionais e realizado o Fórum de GTs.

Entre as atividades desenvolvidas pela AGB, estão três eventos de abrangência nacional. O Encontro Nacional de Geógrafos (ENG) e o Fala Professor, que acontecem intercalados a cada dois anos, e o Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG), que ocorre de dez em dez anos.

A construção desses eventos se dá a partir da organização e debates das Seções Locais. São as Seções Locais, a partir das discussões em assembleias com seus associados, que definem o conjunto de fatores envolvidos na realização dos eventos da AGB.

Quanto aos espaços deliberativos da AGB, existe a Assembleia Geral Nacional, Assembleia Geral Extraordinária e Reunião de Gestão Coletiva (RGC).

Assembleia Geral Nacional: é realizada a cada dois anos simultaneamente ao Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), onde se discutem, entre outras questões, temas de interesse da classe e os rumos da Geografia brasileira.
Assembleia Geral Extraordinária: são tratados assuntos constantes da convocação.
Reunião de Gestão Coletiva (RGC): é o fórum deliberativo que acontece entre as Assembleias Gerais Nacionais, com periodicidade trimensal.

A 123ª RGC que ocorre na cidade de São Luís tem como pauta:

1. Abertura
2. Informes das Locais.
3. Relação Locais-Nacional
4. Prestação de Contas e Política Financeira
5. Comunicações
6. Publicações
7. VIII Fala Professor - (Qual) é o fim do Ensino de Geografia? - (09 a 12 de Outubro de 2015 – Catalão/GO)
8. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos “A construção do Brasil: Geografia, ação política e democracia.” (24 a 30 de Julho de 2016 - São Luís/MA)
9. Comissão de relação da AGB com o Confea-Crea
10. Grupos de Trabalho
11. Relação AGB-Estado
12. Relação da AGB com outras entidades e com os encontros setoriais
13. Outros Assuntos

Exemplos de discussões

Por conta do VIII Fala Professor, foram articulados vários debates locais sobre a reforma curricular no Ensino Médio. Entre eles estão o fórum Ciências Humanas e a Política Nacional Curricular em Debate (AGB São Paulo), cujos vídeos foram disponibilizados no site da AGB Nacional; a roda de diálogo As Ciências Humanas na Reforma Curricular do Ensino Médio (AGB Vitória); o Fórum Mudanças Curriculares no Ensino Médio: Diálogos ou imposição transdisciplinar? (AGB Viçosa), entre outros. Agora, os últimos detalhes da organização do encontro estão sendo debatidos.

Outro ponto de pauta importante que será discutido na RGC diz respeito às publicações. Além das publicações das Seções Locais, por exemplo, o Boletim Gaúcho de Geografia da AGB Porto Alegre – BGG –, existe a revista editada pela AGB Nacional, a Terra Livre. O primeiro número da Terra Livre foi publicado no ano de 1986. Naquele momento, a AGB entendeu que era imprescindível existir uma publicação que, na fala de seu editor, equiparasse "a entidade com uma revista de circulação nacional, que tivesse como pretensão transpor os muros da comunidade geográfica". Dessa forma, a TL deveria “…veicular artigos que manifestem compromissos com as lutas da sociedade”, assim como “…sobre questões mais gerais e diretamente relacionadas com os principais problemas enfrentados pela sociedade brasileira” (Diamantino Pereira). Com o mesmo espírito, atualmente a AGB congrega o Fórum dos Editores reunindo todos os editores das Seções Locais que mantém publicações. Na RGC deverão ser discutidas as ações relacionadas às publicações das Seções Locais, o Fórum de Editores que acontecerá durante o Fala Professor e será definido o tema do número 44 da Terra Livre.

Quanto ao ponto que trata sobre a relação da AGB com o sistema Confea/Crea, a discussão deverá considerar o relato da Comissão formada para levantar informações sobre a relação da AGB com o sistema.

E outro ponto forte que será discutido na 123ª RGC diz respeito ao XVIII Encontro Nacional de Geógrafos “A construção do Brasil: Geografia, ação política e democracia”, que acontecerá de 24 a 30 de Julho de 2016 em São Luís/MA.

É por tudo isso que a participação dos associados nas assembleias das Seções Locais se reveste de grande importância. Essa é uma das formas que contribuímos para as ações nacionais da AGB e da Geografia brasileira!


Saudações Geográficas

AGB Porto Alegre

Gestão 2014-2016

 

—————

Voltar