36º Encontro Estadual de Geografia (EEG)

Motivados/as pela constante necessidade de debate acerca das questões que envolvem a Geografia, sobretudo na conjuntura política atual, as geógrafas e os geógrafos da AGB – Seção Porto Alegre anunciam a 36ª edição do Encontro Estadual de Geografia (EEG), que ocorrerá em Tramandaí, no Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre os dias 30 de abril e 03 de maio de 2020.

A Geografia, seja na cidade, no campo, no centro ou na periferia, sempre teve papel importante na ciência, na sociedade e na relação com o mundo. As contribuições deste campo de conhecimento, situadas no tempo e no espaço, tornam evidente também a relevância da atuação da Associação dos Geógrafos Brasileiros, entidade histórica e com grande legado na formação de geógrafas/os e educadoras/es. É pela conjuntura política atual que a AGB - Porto Alegre faz a 36º edição do EEG com o tema: "Geografias em Tempos e Espaços Perversos".

Queremos que este encontro, a partir dos (re)encontros, busque confluir as diversas ‘gentes’ da Geografia gaúcha, para debater as ideias, ações, reflexões, projetos, experiências e vivências que marcam as paisagens, territórios e lugares, seja nas escolas, nas universidades, nos espaços de trabalho ou lazer, nas vilas ou nas “praias”.

PROGRAMAÇÃO

LOCAIS DE REALIZAÇÃO

a) Colônia de Férias da UFRGS: Alojamento, Credenciamento, Confraternização.

b) Ginásio Municipal de Tramandaí: Abertura, Encerramento, Mesas, Plenária (a confirmar).

c) Escola Estadual Barão de Tramandaí: EDP’s, Minicursos e Oficinas (a confirmar).

 

MESAS

Haverá três mesas no EEG 2020, cada uma com dois/duas palestrantes e um/a provocador/a, que ainda estão em processo de confirmação de sua participação no EEG 2020. Na próxima circular e também nas redes sociais da AGB-PoA, seus nomes serão divulgados.

a) MESA 1: “Geografias em tempos e espaços perversos”

b) MESA 2: “Em cada Geografia, educação e resistência”

c) MESA 3: “Há mundo por vir? Geografias para adiar o fim do mundo”

 

ESPAÇOS DE DIÁLOGOS E PRÁTICAS (EDP’S)

Os EDP’s correspondem às sessões de apresentação de trabalhos, relatos e experiências por parte dos/as participantes do evento. Conforme a programação, tais sessões ocorrerão na parte da tarde do dia 02/05 (sábado) e conterão os mesmos eixos temáticos do último EEG:

1) Geografia e Educação

2) Pensamentos Geográficos

3) Geografia e Espaço Agrário

4) Geografia e Espaço Urbano

5) Geografia e Questão Ambiental

6) Dinâmicas e Processos Naturais

7) Geografia e Cultura

8) Geografia e Política

9) Cartografia e Geotecnologias

Os RESUMOS dos trabalhos a serem apresentados deverão estar na seguinte formatação:

a) Tamanho máximo: 1 pág. tamanho A4

b) Formato do arquivo: Microsoft Word ou similar (.doc; .docx; .rtf)

c) Margens: 2 cm (em todos os lados)

d) Fonte: Times New Roman, tamanho 12

e) Espaçamento entre linhas: simples

f) Alinhamento do texto: justificado

g) Título: em letras maiúsculas e negrito

h) Nome dos/as autores/as: logo abaixo do título, em itálico e negrito, alinhados à direita.

Logo após o nome, inserir instituição/coletivo/entidade entre parênteses, assim como o e-mail de contato (facultativo).

Prazo para envio dos resumos: 04 de Abril de 2020.

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail: trabalhos36egg2020@gmail.com, indicando o eixo temático no qual o(s)/a(s) autor(es)/a(s) pretendem apresentar. Cada participante do evento poderá enviar um único trabalho como autor/a e um como coautor/a. Desde que estejam nas normas e cumpram os requisitos, as cartas de aceite dos trabalhos serão enviadas aos/às autores/as com a maior brevidade possível. Os prazos e demais informações sobre a submissão dos trabalhos completos serão divulgados posteriormente.

 

OFICINAS E MINICURSOS

As oficinas e minicursos são atividades de caráter teórico-prático com vistas ao processo formativo dos/as participantes do evento. Conforme a programação, as sete propostas serão realizadas no dia 02/05/2020 (sábado) pela manhã:

1) “Aproximações teórico-práticas entre Geografia, Turismo e Educação: O geoturismo enquanto processo e produto de aprendizagem.” Ministrantes: Natália Augusta Rothmann Eschiletti e Marcela Ferreira Marinho (20 vagas).

2) “A atuação do Bacharel em Geografia: a legislação vigente, possibilidades de atuação e troca de experiências” Ministrantes: Rodrigo Wienskoski Araújo e Emílio Luís Silva dos Santos (30 vagas).

3) “Trilha interpretativa e vivência na natureza do Campus Litoral Norte/UFRGS”. Ministrantes: Rejane Schaefer Kalsing e Mariê Mello Cabezudo (25 vagas).

4) “Ferramenta Livre para Pesquisas Geográficas: ODK em trabalhos de campo”. Ministrantes: Igor Dalla Vecchia e Ramon Coelho (25 vagas).

5) “Cartografia escolar: o que tem a ver com o nosso corpo? Por que ainda é tão complicado?”. Ministrantes: José Ricardo Gomes dos Santos e Marina Vargas Leonhardt (30 vagas).

6) “Elaborando a pesquisa em Geografia: escolha e delimitação de tema pela vivência e reflexão”. Ministrante: Leonardo Lahm Palombini (20 vagas).

7) “Decolonialidade e ensino básico: a experiência do componente curricular Estudos Latinoamericanos no Colégio de Aplicação/UFRGS”. Ministrantes: Evelin Cunha Biondo e Edson Antoni (20 vagas).

 

TRABALHOS DE CAMPO

Os trabalhos de campo constituem parte importante do processo formativo da/na/em Geografia e em outras áreas do saber. Ao mesmo tempo, são fundamentais para o conhecimento das realidades locais/regionais onde o evento estará se desenvolvendo. Conforme a programação, as cinco propostas ocorrerão no dia 01/05/2020 (sexta-feira) pela tarde:

1) "Contradições do espaço urbano e a questão fundiária em Tramandaí". Organizadoras: Maria Augusta Fabrício e Sinthia Batista.

2) "A questão urbana e ambiental na Barra do Rio Tramandaí. Organizadores": André Baldraia e Ney Fett Jr.

3) "Turismo rural e Educação Ambiental no Morro da Borússia". Organizadoras: Rejane Schaefer Kalsing e Maurea Gamba.

4) "Territorialidade Mbyá-guarani na Aldeia Retomada de Maquiné". Organizadores: Dilermando Cattaneo e Olavo Ramalho Marques.

5) "Contrastes do processo de urbanização em Xangri-lá". Organizadores: Deise Giacomelli e Gabriel de Moraes Vianna.

Por motivo de falta de recursos, as inscrições para os trabalhos de campo poderão ter cobrança diferenciada de valor, para cobrir os custos de transporte e/ou alimentação.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições no XXXVI EEG se darão por meio de formulário eletrônico, disponível por esta página, a partir do dia 1º de março de 2020, até os dias do evento. Os valores para inscrição no EEG 2020 são divididos por prazos, conforme a tabela:

 

NÃO É ASSOCIADO/A À AGB - PORTO ALEGRE? Acesse https://agb-portoalegre.webnode.com.br/como-e-por-que-se-associar/ e associe-se!

 

Dúvidas sobre o evento ou sobre a AGB podem ser enviadas para o e-mail: agbpoa@gmail.com

Maiores informações também em nossas redes sociais:

FACEBOOK: https://www.facebook.com/agbpoa

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/agb_poa

BAIXE O PDF DAS CIRCULARES AQUI

1ª circular: EEEG 2020 - Primeira Circular.pdf (472,5 kB)

2ª circular: EEG2020 - Segunda Circular.pdf (101535)



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!