Sobre Erechim

O município de Erechim está localizado na região do Alto Uruguai, e é o segundo mais populoso do norte do RS, com cerca de 97.000 habitantes (superado apenas pelo município de Passo Fundo), em uma área territorial de cerca de 431Km². Encontra-se na Latitude: 27°38'03” Sul e Longitude: 52° 16'29” Oeste. Os acessos à cidade dão-se pelas rodovias RS-135, RS-331, RS-419, RS-420, RS-211, BR-480, BR-153. A cidade tem altitude média de 790 metros, e fica a aproximadamente 370 Km de distância de Porto Alegre. Possui clima subtropical úmido (Cfa), sendo que para o mês de junho a média das temperaturas mínimas é de 10,6°C e a média das máximas é 18,6ºC.

 

Erechim (criada oficialmente em 1918) foi uma das primeiras cidades brasileiras a ser planejada. Seu traçado viário foi inspirado em conceitos urbanísticos usados nos traçados de Washington, Paris e principalmente Belo Horizonte, caracterizando-se por ruas muito largas, forte hierarquização e criação, através de ruas diagonais ao xadrez básico, de pontos de convergência. Uma das características arquitetônicas das edificações da área central da cidade é o Art Déco, o que dá à mesma uma característica única na região do Alto Uruguai. Erechim tem no seu conjunto de monumentos algumas homenagens. No centro da cidade encontra-se a Praça da Bandeira com o busto e a carta Testamento de Getúlio Vargas. Neste mesmo local encontra-se ainda o "Castelinho", um prédio em madeira de arquitetura "colonial", construído entre 1912 e 1915, que atualmente está tombado como Patrimônio Público pelo Governo do Estado do RS.

 

Na avenida Maurício Cardoso, que juntamente com a avenida Sete de Setembro forma o eixo central da cidade, encontramos o Monumento do Colono e o Obelisco. Na Praça Boleslau Skorupski, encontra-se o Carro de Combate X1. Passando o Viaduto Rubem Berta, chega-se à Praça dos Imigrantes, com os bustos em homenagem aos pioneiros Attílio Assoni, Bórtolo Balvedi, João Massignan, João Carlon e Adan Cichocki; no local também pode-se observar outra placa, que ostenta em relevo, a figura de uma mão, que foi doado pela Sociedade Rui Barbosa. No largo da Praça Jaime Lago, está localizado um dos mais belos monumento da cidade, trata-se da escultura “À Mãe”, erguida no ano internacional da mulher 1975/1976.”

 

Para mais informações sobre o município e locais de interesse turístico:

http://www.pmerechim.rs.gov.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Erechim