O Projeto Praia do Guaiba no BGG - 1988

28/10/2015 16:55

Recentemente, em debate sobre o Projeto Cais Mauá promovido pelo Observatório das Metrópoles e Grupo de Pesquisa e Extensão em Direito Urbanístico e Direito à Cidade da FMP, a Profa. Nina Simone Vilaverde Moura (Geografia UFRGS) lembrou do Projeto Praia do Guaíba proposto pela Prefeitura de Porto Alegre em 1987.

Na época, um grupo de geógrafos analisou criticamente o projeto sob o ponto de vista da hidrogeomorfologia, climatologia, escoamento pluvial e cloacal na faixa de orla. O resultado foi transformado em artigo e publicado no BGG (Boletim Gaúcho de Geografia, da AGB Porto Alegre) v. 16, n. 1 (1988).

O projeto previa a “construção, numa faixa de 6 km entre os dois pontais anteriormente referidos, de um Shopping Center de 900 metros de comprimento, 70 metros de largura e 20 pavimentos; um hotel 5 estrelas; um Centro de Convenções; uma Escola Superior de Marketing; uma Passarela de Eventos Culturais (sambódromo) - este já em construção; edifícios comerciais e residências com 5 até 7 pavimentos; uma avenida (Beira Rio), com 6 km de extensão; além de vias, viadutos e pontes; estacionamentos e uma marina pública em frente ao hotel e centro de convenções.” (pg 45 e 46)

Localizamos o artigo e divulgamos aqui para contribuir com os debates que ocorrem atualmente em Porto Alegre sobre as mudanças e projetos para a orla do Guaíba.


Boa leitura! 

“IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS: UMA AVALIAÇÃO DO PROJETO "PRAIA DO GUAÍBA”. Dirce Maria Antunes SUERTEGARAY, João Osvaldo Rodrigues NUNES, Nina Simone Vilaverde MOURA”. v. 16, n. 1 (1988)
https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37982

 

 

—————

Voltar