ENGA - Encontro Nacional de Geografia Agrária

09/07/2016 11:43

https://enga.com.br

 

XXIII ENGA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (PPGEO) - UFS

O ENGA - Encontro Nacional de Geografia Agrária é uma ambiência de discussão ampla e plural sobre o campo brasileiro.

Na sua XXIII edição, o ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA - ajuste espacial x soberania(s): a multiplicidade das lutas e estratégias de reprodução no campo, ocorrerá de 09 a 13 de novembro de 2016, na Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. José Aloísio de Campos/São Cristóvão-SE. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e conta com o apoio dos dois Departamentos de Geografia da UFS.

O propósito é discutir o ajuste espacial no quadro atual das relações capitalistas, seus desdobramentos no campo e as diversas estratégias de busca por soberania pelos diferentes sujeitos que produzem esse espaço; refletir e aprender sobre a produção do espaço rural, seus desafios e as alternativas de reprodução social engendradas para os que ali vivem. Espera-se a participação de um grande público brasileiro e de outras instituições internacionais, sobretudo latinas, técnicos de órgãos que atuam no campo e trabalhadores rurais, representados nos seus movimentos sociais organizados, cooperativas, associações.

Os diversos sujeitos presentes no evento construirão um diálogo preocupado com a criação de projetos alternativos para a reprodução social do e no espaço agrário, num processo de reflexão crítica fundamentado na realidade, dessa forma, fazendo do ENGA um importante interlocutor, que colabora na construção de um edifício teórico-metodológico para a compreensão das complexas dinâmicas produtoras do espaço agrário nas diferentes escalas.

O XXIII ENGA está estruturado com Conferências, Mesas Redondas, Grupos de Trabalho, Espaços de Diálogo, Trabalhos de Campo, Homenagens, Divulgação de Produções Científicas e Atividades Culturais.

—————

Voltar