​A AGB Porto Alegre na Campanha Nacional Pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras

05/09/2015 15:36

Em todo o Brasil está sendo ignorada a importância econômica, social e cultural da pesca artesanal. Políticas desenvolvimentistas estão favorecendo o avanço de grandes projetos econômicos em áreas historicamente utilizadas pelas comunidades tradicionais, ameaçando seus territórios. Por isso, o MPP – Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais - está promovendo uma campanha para recolher assinaturas que devem ser entregues ao Congresso Nacional com uma proposta de Lei de Iniciativa Popular, que reconhece os territórios das comunidades tradicionais de pescadores artesanais. Entendemos que essa problemática vivida pelos pescadores dialoga com temas abordados na Geografia brasileira e, por isso, há necessidade de divulgação e aderência à campanha entre os geógrafos.

A AGB Porto Alegre, tendo como prática a aproximação com os movimentos sociais, está buscando estratégias para a divulgação da mesma no âmbito do Rio Grande do Sul. Convida todos os seus associados a refletirem sobre a importância desta pauta. Além de ser profissional com uma formação que favorece a compreensão desse processo, enquanto cidadão, o geógrafo reconhece a importância da pesca artesanal para a soberania alimentar: 70% do pescado consumido no Brasil vêm da pesca artesanal, a manutenção dos ecossistemas está relacionada à pesca artesanal (pela utilização de tecnologias menos predatórias), assim como a contribuição cultural que está presente em crenças, festas, gastronomia, entre outras atividades.

Para o início da campanha, pediríamos a você, geógrafo e cidadão, uma assinatura. Mas o desafiamos a mais: faça o Download do Abaixo-Assinado e convide teus familiares, amigos, colegas de trabalho, alunos (que tenham título de eleitor) para participarem. Acreditamos que num futuro próximo, como outros geógrafos que lutaram por Políticas Públicas, poderemos nos sentir parte de uma grande conquista.

Download do Abaixo-Assinado:  https://peloterritoriopesqueiro.blogspot.com.br/ As assinaturas podem ser encaminhadas para:  Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre
Rua Uruguai, 35 Sala 426 - Centro Histórico Porto Alegre - RS  CEP: 90010-140

Contatos:
Telefone: (51) 3019-8190 (AGB-PA) e (51)8512-1788 (Cristiano Quaresma)
E-mail: agbpoa@gmail.com

—————

Voltar